A cultura mostra sua força em defesa da democracia

 

A ex-ministra da Cultura  Anna de Hollanda participou hoje pela manhã da abertura Tenda da Liberdade de Expressão e Diversidade Cultural com Lula na Esquina Democrática no Centro de Porto Alegre.

 

“Sou testemunha da diferença que foi durante as eras Lula e Dilma, quando as culturas populares estavam inseridas nas políticas de governo. Agora, a área cultural está passando por imensas dificuldades, com problemas de sobrevivência mesmo. Os artistas estão sem trabalho, sob censura, medo e ameaça”, observou Anna de Hollanda, afirmando ainda que o artista e o criador têm o seu trabalho refletindo esta situação.

 

Para a cantora e compositora, o povo, nas ruas, está começando a sentir os efeitos do golpe, “estão sentindo na pele o desemprego e a perda dos direitos trabalhistas”.

 

Em seu discurso, o Secretário Nacional de Cultura do PT, Márcio Tavares afirmou quer o momento atual é fundamental para a história brasileira. “Os intelectuais e artistas nunca faltaram em momentos assim, de defesa da democracia”. De acordo com ele, o projeto de Nação só pode ser constituído “quando todos nós tivermos o direito de escolher o nosso presidente, por isto estamos aqui, para defender o direito de Lula ser candidato”.

 

Margarete Moraes, Vitor Ortiz, o fotógrafo Luiz Eduardo Achutti, o artista plástico e curador Gaudêncio Fidélis também participaram da abertura da tenda junto com o produtor Pedro Loss.

 

Os cantores Chico César e Ana Cañas estão participando das atividades culturais ao lado de artistas gaúchos e de todo Brasil que chegam com a caravana da cultura.

 

O espaço estará abrigando até às 18h, manifestações culturais de diversos segmentos em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato. Personalidades da cultura se revezarão com depoimentos, apresentações musicais, poesias, oficinas de teatro, dança, pintura e também uma ciranda de bonecos.

 

A iniciativa é da Frente Brasil Popular RS, com os coletivos Cultura pela Democracia, Convergência Negra. Cultural do FSM e do Hip Hop, com o apoio da Secretaria Nacional de Cultura do PT e da Setorial de Cultura do PT/RS.


Rosa Pitsch
Jornalista (MTb-5015)

WhatsApp Image 2018-01-23 at 12.05.05.jpeg